Sejam Bem vindos ao Blog ARTE e SOCIAL!

Aqui você pode manter-se informado sobre como a Arte pode influenciar beneficamente a saúde física, espiritual e Social.
Abre-se um espaço para relato de pesquisas nessas áreas, evidenciando a extrema necessidade de compartilharmos experiências desse tipo, para que, através de depoimentos e sugestões, possamos adicionar dignidade á vidas que ainda não a conhecem.
No ARTE e SOCIAL falaremos sobre tudo que é importante, mas abro este espaço hoje para que todos possam saber do que a ARTE é capaz de fazer para devolver ou apresentar á alguém sua própria auto estima, espelhando á sua frente todas as aptidões que estão mergulhadas em seu íntimo.
Vida, Alegria...aqui, atenderão pelo nome de ARTE !

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Por que é mau negócio "comprar gato por lebre"

























Todo mundo diz isso, não é? Mas voces sabem a origem dessa expressão?

Segundo um texto de Emiliano Urbim: Se considerarmos que um filhote de gato persa com pedigree custa até R$ 2 mil, enquanto a venda de uma lebre reprodutora, regulada pelo IBAMA, não rende um décimo disso, pode-se dizer que o ditado está errado. Mas ele surgiu na Espanha medieval, onde a carne era escassa e a malandragem abundante.
O registro mais antigo do sentido clássico, ser ludibriado em uma transação, é de um livro de 1611,Tesoro de la Lengua, do espanhol Sebastián de Covarrubias. Relatos dessa época mostram que pedir uma carne e ser servido com um prato pior era uma preocupação constante dos viajantes. (Aliás, gato e lebre, servidos decepados, são bem parecidos).....credo!!!
Joaquin Bastús, folclorista catalão do século 19, registrou um ritual típico. Na hora que a carne chegava, os clientes os clientes ficavam de pé e um deles dizia: "Se fores cabrito, mantenha-se frito; se fores gato, salta do prato". A piada incluía até um afastar-se da mesa para que o suposto gato obedecesse a ordem!
No resto da Europa, a expressão usada é "comprar porco no saco" ou "gato no saco", referentes à aparência e à realidade do truque de vender carne inferior em um embrulho fechado.

Não seria mais fácil fazer a coisa certa? Eu acho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre esse blog.Obrigada